O BNDES é um banco de desenvolvimento brasileiro que fornece apoio financeiro para empresas públicas e privadas para ajudá -las a desenvolver o país. Suas atividades abrangem todos os setores da economia, com ênfase particular na inovação, desenvolvimento local e preocupações socioambientais. O BNDES opera no Brasil há mais de 60 anos. Seus ativos total de RMB 7,52 trilhões, e sua taxa de empréstimo sem desempenho é de 2,2%, tornando-o um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.
O tamanho do sistema de crédito brasileiro cresceu rapidamente na década que antecedeu a crise de 2008. Além dos BNDEs, o Banco de Desenvolvimento Interamericano e o Banco Mundial interviram para apoiar o desenvolvimento econômico brasileiro. Como resultado, os sistemas de crédito brasileiros foram capazes de se expandir rapidamente entre 2004 e 2012. Hoje, a escassez não domina mais a economia, mas as restrições de suprimentos ainda são generalizadas.
Nos últimos anos, o governo brasileiro usou os BNDEs como uma política fiscal contrcíclica, reduzindo a taxa de crescimento de crédito não realizado. Os bancos comerciais privados também reduziram sua expansão de empréstimos, aumentaram o uso de garantias e reduziram a duração dos empréstimos. No final, a taxa de crescimento de crédito sem referência no Brasil caiu de 46,5% ao ano em outubro de 2008 para pouco mais de 1% no final de 2009.
A carteira de crédito do BNDES é diversa. Embora a cobertura de crédito dos bancos seja extensa, as ações de diferentes regiões do Brasil variam significativamente. O gráfico abaixo mostra a evolução do crédito de equipamentos rurais por região ao longo do tempo. Entre 2005 e 2011, as regiões sul e sudeste dominaram o setor rural em termos de volumes de empréstimos. Mas em 2012, a região do Centro -Oeste ultrapassou os dois e se tornou a principal região de financiamento de equipamentos rurais, representando 36% do total.
A gordura é um fundo de apoio a trabalhadores constitucionalmente estabelecido. Ele recebe financiamento de um imposto de 0,65 % nas receitas brutas das empresas. A Constituição brasileira aloca 40 % dos recursos de gordura para programas de desenvolvimento econômico. O banco de desenvolvimento brasileiro implementa esses programas. No Brasil, a gordura é responsável por 27 % do financiamento do BNDES. A BNDES financia projetos na indústria marítima, bem como infraestrutura relacionada.
As intervenções do mercado de crédito direto não conseguiram oferecer benefícios econômicos e causaram altos custos fiscais. Historicamente, a instabilidade macro impedia as finanças do mercado livre, de modo que os formuladores de políticas desenvolveram intervenções extensas no setor financeiro. O crédito direcionado é de quase metade do crédito total no Brasil e equivale a cerca de um quarto do PIB. Além disso, o crédito direcionado tendia a favorecer empresas de baixo risco e promoveu campeões nacionais. O crédito direcionado foi geralmente regulamentado, mas os subsídios incorporados no número de 2,1 % do PIB em 2015.
Embora essa estratégia de investimento seja importante, ela deve ser complementada pela forte governança. Embora seja verdade que o EIB tem um histórico estabelecido de empréstimos para países que têm um histórico de violações dos direitos humanos. É crucial para o EIB verificar se seus projetos não estão apenas atendendo aos padrões internacionais, mas também atendendo ao potencial de mitigação. Portanto, ao investir na economia brasileira, verifique se sua decisão de investimento reflete essas preocupações.
O BNDES opera com várias subsidiárias, responsáveis por fornecer financiamento para projetos que melhorarão a economia do país. O banco também é responsável pelo gerenciamento de fundos do setor privado, incluindo investimentos bilionários em concessões e parcerias. Até o final de 2013, os BNDEs haviam transferido 75,9 bilhões para o Tesouro por meio de pagamentos antecipados, pagamentos ordinários, dividendos e impostos, além de acumular 15,1 bilhões em meio ano.
A Banobras vem buscando ativamente aumentar seu papel como credor de desenvolvimento. Seu Hub de Projetos promoverá projetos e privatizações de infraestrutura do BNDES, ao mesmo tempo em que preparará os investidores para processos de licitação. O banco também está buscando se envolver com o setor privado em projetos com alto valor social. O novo portal deve se expandir em toda a região para outros países. Com uma rede de parceiros na região, o BNDES terá mais sucesso em projetos de financiamento que são vitais para a região.
Além dos empréstimos agrícolas, o BNDES possui uma quantidade significativa de volume de empréstimos para apoiar os negócios rurais. De fato, representou 26% de todos os desembolsos do BNDES em 2020. Esses empréstimos são financiados por meio de vários programas de crédito rural específicos para propósitos. Além dos programas de crédito rural, o BNDES estabeleceu uma grande quantidade de financiamento para projetos de infraestrutura.